PIBID recebe novos bolsistas


Os novos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal do Amapá (Ifap) participaram, no dia 23/02, no campus Macapá, de reunião com coordenadores e a equipe da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Quatorze estudantes dos cursos de Licenciatura em Informática e Licenciatura em Química foram selecionados em processo seletivo e terão direito a uma bolsa de R$ 400, durante 24 meses, período no qual desenvolverão atividades de ensino-aprendizagem ao lado de professores supervisores de escolas públicas de Macapá.

Durante a reunião, o pró-reitor de Ensino, Pedro Macedo, e o coordenador do Pibid/Ifap, Ederson Leite, falaram aos bolsistas sobre os objetivos e a metodologia do programa nos dois anos. Também participaram os professores Adriana Lucena, Erlyson Fernandes e Hilton Prado, que apresentaram as atribuições dos bolsistas, a distribuição por escola e as instituições de ensino parceiras. As escolas estaduais que farão parte do programa são “Profª Esther da Silva Virgolino”, “Augusto dos Anjos”, “Profª Maria Cavalcante de Azevedo Picanço”, “Maria do Carmo Viana dos Anjos”, “Marechal Castelo Branco” e “Rivanda Nazaré da Silva Guimarães”.

Pautas:
  • Apresentação dos novos bolsistas de iniciação a docência e supervisor da escola Risalva.
  • Definição das escolas onde os novos bolsistas de iniciação a docência vão atuar.
De acordo com o coordenador do Pibid/Ifap, o edital do processo seletivo previa seis vagas a serem preenchidas, porém, com a conclusão dos cursos de licenciatura por bolsistas de anos anteriores, surgiram novas vagas, chegando ao total de 14 novos bolsistas.

O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. No Ifap, o Pibid é desenvolvido a partir do projeto “Valorização das culturas tradicionais, seus saberes, linguagens e tecnologias como inclusão em escolas estaduais do ensino médio de Macapá”, que tem como objetivo promover um ensino-aprendizagem multicultural a partir dos saberes tradicionais amazônicos, suas linguagens e tecnologias, por meio da inclusão dos licenciandos em regime colaborativo com professores supervisores das escolas públicas e os alunos da educação básica.


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